O Louvre restaura "São João Batista" Da Vinci, completamente enegrecido.
Os
especialistas sugerem que o problema foi o verniz, que, na época de Leonardo
não era usado como uma camada final de pintura, para dar profundidade e o
brilho, mas o tempo escureceu ao ponto de que, actualmente, o "São João
Batista", somente era possível ver as partes mais brilhantes.
A obra de
arte perdeu não só o seu encanto, mas é claramente ameaçada por não ser capaz
de ver mais. E o claro-escuro de uma das obras mais icônicas de Da Vinci, por
seu sorriso tão irônico e a beleza de
sua cabeleira ondulada, ambas improprias para um santo naépoca que foi pintado,
estão à beira de se perder e requerem uma restauração que o Museu do Louvre,
que começou nestes dias.
"O que
se trata, é para clarear o verniz para devolver a visibilidade para o quadro.
Na verdade, agora só vemos as partes brilhantes ", diz Sébastien Allard,
chefe do departamento de pintura do Louvre. Recorda a este respeito que tanto a
pele de um animal com o qual o Batista está vestida e a cruz que porta e vários
fios de cabelo são praticamente invisíveis.
O verniz
faca de dois gumes, algo que não se pensou.
O curador do
departamento de pintura do museu parisiense, Vincent Delieuvin, afirma que
"não é para ser usado indiscriminadamente o verniz, é que, inicialmente, deu brilho,
profundidade, visibilidade, mas, em seguida, começa a escurecer. E o tempo que
se passou até agora, obviamente, ninguém pensou "
Delieuvin,
acrescenta que a São João, é um "quadro que tem maior quantidade de verniz
que temos estudado no Museu do Louvre. Na verdade tem um registro de 110
microns (ou micras = unidade de medida de espessura) ", explica. Como
referência afirma que "Santa Ana" - outra obras de Leonardo - quando
foi restaurado em 2012, apresentou 60 microns (micras) de verniz.
A obra já
tinha sido revisada e sem grandes defeitos de relevância detectados e todos os
pontos críticos devem ser revelados antes do fim de janeiro: ninguém se atreve
a dizer quanto tempo vai consumir o restauro e os técnicos entendem que cada
projeto é único, não só na sua implementação, mas também na sua restauração.
A crônica do
jornal ABC da Espanha, foi perguntou quando será restaurada "La
Gioconda" (Monalisa), a que os especialistas responderam que "não é o
momento" ainda.
Fonte:
LaRed21
http://khristianos.blogspot.com.br/search?q=louvre
Comentários
Postar um comentário