A Coroação da Virgem de Fra Angelico
Uma
descrição muito relevante sobre o quadro de Fra Angelico. (texto original em
espanhol)
"A
Coroação da Virgem" é uma das mais belas obras de (tempera sobre painel,
entre 1434-1435 no Museu do Louvre, Paris - França), Fra Angelico. Ele realizou
várias obras com este tema, e esta foi feita para a Igreja de São Domingos de
Fiesole, e é um dos quadros mais famosos e de mais alta qualidade de Fra
Angelico. As cores vivas e frescas dão luminosidade ao conjunto, destacando o
uso do azul para o céu sem folha de ouro. A obra mostra ainda imagens da vida
de São Domingos.
A coroação
da Virgem por Fra Angelico
Museu de
Louvre, Paris - França
A visão da
cena é muito baixa, permitindo centralizar o olhar na cena principal que é a
coroação da Maria. Na parte inferior há um grupo de santos e santas ajoelhados
contemplando a cena, cada um carregando um objeto que permite reconhecê-los. No
núcleo vemos Santa Maria Madalena ajoelhada, de costas levando o frasco de
perfume, ao seu lado Santa Catarina de Alexandria com a roda e Santa Inês com
cordeiro. No centro esquerda vemos São Nicolau de Bari com mitra de bispo e
báculo, sua capa mostra imagens da Paixão de Cristo, ao lado de São Francisco e
Santo Antonio.
Detalhe da
capa mostra imagens da Paixão de Cristo
Atualmente,
existem dois quadros da "Coroação da Virgem", de Fra Angelico. Um
deles está na Galeria Uffizi, em Florença - Itália. E este que destacamos aqui.
Se menciona a autoria do trabalho de Fra Angelico em um manuscrito da
Biblioteca Nazionale di Firenze, e Giorgio Vasari descreve a sua localização na
igreja de Santo Egídio em Florença.
Detalhe da
Virgem, Coroação da Virgem,
trabalho de Fra Angelico
Em geral tem
a ideia que a obra foi originalmente pintada por volta de 1434 (alguns anos
após a pintura similar de Uffizi), perto de Florença, onde Fra Angelico era um
monge e para o qual ele também pintou o "Retábulo de Fiesole"
(1424-1425) e "Anunciação", que agora está no Museu do Prado. A
pintura foi trazida para a França, como consequência dos saques das Guerras
Napoleônicas. Como várias outras obras de arte, ele não virou as costas sob o
pretexto de seu grande tamanho.
Detalhe das
cores vivas e frescas que dão luminosidade ao conjunto
O trabalho
apresenta várias diferenças em relação a anterior "Coroação" agora no
Uffizi. O fundo dourado desapareceu, substituído por um céu azul claro e mais
realista. A composição é mais avançada, talvez uma inspiração introduzida por
Masaccio. Angelico aqui representa um cibório gótico rico com escalonada
tríplice, apoiada por uma série de escadas de mármore policromado, como todo o
conjunto da coroação. Elementos como colunas salomônicas mostram semelhanças
com tabernáculos pintados dos afrescos da Capela Niccoline em Roma.
São Nicolau
de Bari com mitra de bispo e báculo
O trabalho
foi executado com ampla ajuda de assistentes, especialmente em todos o lado
direito: por exemplo, a roda de Santa Catarina está pintada com grande
proximidade e alguns dos santos deste lado tem rostos menos expressivos.
A pintura
tem uma "predella", um conjunto de pequenas pinturas abaixo com cenas
retratando os Milagres de São Domingos e no meio, a Ressurreição de Cristo.
Como nos outros trabalhos, Angelico faz nestas cenas um amplo uso da
perspectiva geométrica, reforçada pelo uso de arquiteturas alternativamente,
vazias e cheias.
Maria
Madalena ajoelhada e de volta usando o frasco de perfume,
Como na
pintura de Florença, os anjos e os santos formam uma audiência ao redor da cena
central, mas os números são definidos e alguns são mostrados por trás, e os
pisos são pintados de acordo com a perspectiva geométrica. Pope-Hennessy acha
que os anjos foram influenciados pelos da Capela São Brizio na catedral de
Orvieto (1447).
A coroação
da Virgem, trabalho de Fra Angelico na Galeria Uffizi
Fonte: El
Poder del Arte
http://khristianos.blogspot.com.br/search?q=louvre
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