FORMAÇÃO CULTURAL|PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA IGREJA


  Reunião no Pontifício Conselho para Cultura do Vaticano, com os membros da Associação Culturae Monumentum 

 ( Setembro 2017).






D. Carlos Azevedo, Delegado Pontifício - Roma, junto aos professores Dr. Tiago Contiero e Dr. Wagner Montanhini.



formação cultural em Patrimônio Histórico da Igreja (Museus do Vaticano  22/set/2017.)


A formação para ensinar, administrar, utilizar e preservar essa complexa memória histórica do contexto comunitário, principalmente na compreensão dos conteúdos patrimoniais vinculados, torna-se uma necessidade das carreiras que formarão profissionais vinculados ao Patrimônio Histórico e Cultural para poderem utilizar o grande valor, uma vez que tem a riqueza de ser diversidade e unidade como convivência cultural e física, que precisa ser explícita em sua conservação, útil para o emprego, permanente no indivíduo e transcendente no sentido da vida. Eis o sentido de nossa estada em alguns países, buscando essa forma também de se aprofundar neste assunto.

Cultura e sociedade aparecem, portanto, profundamente inter-relacionadas, onde a sociedade é a produtora e o produto da cultura. É aqui que reside mais um elemento que tem sido tido em consideração na formação dos licenciandos em História, uma vez que as suas competências devem visar o desenvolvimento de um profissional com aptidões para o bom manejo destas formas de expressão humana e facilitar a sua transcendência no tempo e no espaço histórico  regional. desta forma, uma formação cultural afeta projetos com uma visão mais abrangente que influencia o sentido e a qualidade de vida a partir da identidade histórica.

Implica uma formação voltada para a gestão integral do Patrimônio Histórico e Cultural, especialmente nos órgãos de poder e hegemônicos dos governos locais para atender às necessidades vitais de um desenvolvimento local que respeite a memória histórica e com base no desenvolvimento da personalidade humana especificada nas estratégias que visam uma atual dicotomia de gestão que aparentemente implica uma contradição, mas constitui um indicador essencial da conservação e do enriquecimento do Patrimônio Histórico como direito cultural.

com isso, Os representantes da Associação Culturae Monumentum efetuaram uma visita de formação cultural em Patrimônio Histórico da Igreja junto aos Museus do Vaticano, por ocasião de sua estada em Roma, (Pontifício Conselho para Cultura.)




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Visita a Basílica de São Paulo

Visita de formação cultural em Patrimônio Histórico da Igreja junto `a Basílica de São Paulo Intramuros,   por ocasião de nossa estada em Roma junto ao Pontifício Conselho para Cultura.







 Museus do Vaticano

As novas concepções de Patrimônio Cultural como recurso cultural têm suscitado um crescente interesse das comunidades que o possuem, uma nova visão das suas formas de participação, provocam uma procura cidadã por bens culturais, agora sabemos que não existem sociedades sem história; Porém, a questão reside em saber se essas sociedades são capazes de refletir sobre os acontecimentos dos quais participam e suas consequências para a vida presente e de transformá-las em motores do futuro.


Desta forma, boas práticas de conservação do patrimônio serão possíveis, inspirando abordagens inclusivas e holísticas. Oferecer laboratórios vivos em áreas urbanas densas, com funções mistas e espaços públicos de qualidade, onde as exigências de conservação e melhoria da qualidade foram vivenciadas. de vida. A salvaguarda e a promoção da cultura no nível local é uma forma de desenvolver ações sobre os recursos endógenos e criar condições para a geração de renda sustentável. Isso requer uma nova concepção da museologia diante desses desafios da sociedade atual.




VATICANO



E cada vez mais necessário contextualizar novas formas de estudar o patrimônio mas implica a preparação para assumir novas e particulares áreas de atuação, daí a emergência da iniciação que implica informação, consensos públicos e institucionais, audiências, sistematizações de experiências, razão pela qual requer uma equipe formada em processos integrais de Patrimônio Cultural para a atividade dialógica das disciplinas e a análise crítica dos simbolismos, práticas culturais e históricas, confronto de epistemologias que surgiram em diferentes continentes, o estudo da etnogênese , entre outros.

Os estudos de múltiplas disciplinas para explicação do Patrimônio Histórico também requerem ações que requeiram uma grande atuação nas áreas de conscientização para a conservação e uso do Patrimônio Histórico, facilitam a compreensão dos critérios que regem a política de patrimônio social e econômico da cultura. nas comunidades, marcada por uma ampla nuance axiológica para a compressão e projeção do uso e valorização do patrimônio e constitui atualmente uma das competências essenciais dos formados na área do patrimônio.






































































































































































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