ARQUITETURA

 





ARQUITETURA


Nos cursos da área de arquitetura conheça os mais importantes estilos e monumentos do mundo.

ATUALMENTE, A ARQUITETURA DETERMINA O NOSSO QUOTIDIANO, O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO, OS NOSSOS SENTIMENTOS E A NOSSA MANEIRA DE ENCARAR O MUNDO.


Por ordem cronológica, o curso inicia com a explicação histórica, artística e cultural do estilo base de construção, seguida da análise do monumento, da sua história e arquiteto, de modo a que o participante obtenha um conhecimento bastante global dos conteúdos necessários para a compreensão de toda a envolvência do edifício arquitetônico.

Conheça os mais importantes monumentos desde as Pirâmides do Egito aos edifícios contemporâneos.

Os cursos online têm certificado por módulos e também por conteúdo completo ao final de todos os módulos. ou seja, faça seu curso como e da forma que quiser.

Os cursos online da área  têm inscrições sempre abertas e inicio imediato.

O acesso aos cursos pode ser realizado 24 horas por dia em qualquer dispositivo.




Índice dos cursos por módulos.


1.Pré-História (modulo 1)

2.Arquitetura neolítica(modulo 2)

3,Antiguidade(modulo 3)

Estilos clássicos

  • Ordem arquitetônica (modulo 3.1)
  • Arquitetura grega(modulo 3.2
  • Ordem dórica(modulo 3.3
  • Ordem jônica(modulo 3.4
  • Ordem coríntia(modulo 3.5
  • Arquitetura romana(modulo 3.6
  • Ordem compósita(modulo 3.7
  • Ordem toscana(modulo 3.8
  • Arquitetura paleocristã(modulo 3.9

Idade Média(modulo 4)

Estilos medievais

  • Arquitetura bizantina(modulo 4.1
  • Arquitetura mourisca(modulo 4.2
  • Arquitetura islâmica(modulo 4.3
  • Arquitetura românica(modulo 4.4
  • Arquitetura gótica(modulo 4,5

Idade Moderna(modulo 5)

  • Renascimento(modulo 5.1
  • Maneirismo(modulo 5.2
  • Século XVII e XVIII(modulo 5.3
  • Arquitetura barroca(modulo 5.4
  • Arquitetura neoclássica(modulo 5.5

Idade Contemporânea(modulo 6)

  • Século XIX(modulo 6.1
  • Tópicos(modulo 6.2
  • Século XX(modulo 6.3
  • Tópicos principais(modulo 6.4
  • Primeira metade do século(modulo 6.5
  • Segunda metade do século até os dias de hoje(modulo 6.6

Arquitetura contemporânea(modulo 7)




                                Referências bibliográficas

 

ALBERTI, Leon Batista. Da pintura. Tradução de Antonio silveira Mendonça. Campinas: Editora Unicamp, 1999.

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMFMartins Fontes, 2009.

AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22: subsídios para uma história da renovação das artes no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.

APOLLINAIRE, Guillaume. Pintores cubistas: meditações estéticas. Tradução de Sueli Tomazini Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM, 1997. 82 p.

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o renascimento de Brunelleschi a Bruegel. Tradução de Lorenzo Mammi. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Conpanhia das Letras, 2004.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: Da Antiguidade a Duccio. V. 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: De Giotto a Leonardo. V. 2. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: De Michelangelo ao Futurismo. V. 3. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

ARGAN, Giulio Carlo. Walter Gropius e a Bauhaus. Tradução de Joana Angélica d’Ávila Melo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

ARIES, Philippe; DUBY, Georges. História da vida privada. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

ARISTÓTELES. Arte poética. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret Ltda., 2007.

AS MINAS SETECENTISTAS. Organizadores: Maria Efigênia Lage de Resende e Luiz Carlos Villalta. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007. 2 volumes.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas SP: Papirus. 1993.

 

ÁVILA, Afonso (Org). Barroco Mineiro glossário de arquitetura e ornamentação. 3ª ed. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro. Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1996.

ÁVILA, Afonso. Introdução ao Barroco Mineiro. São Paulo: Nobel, 1984.

BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BATCHELOR, David. Cromofobia. Tradução de Marcelo Mendes. São Paulo: Editora Senac São Paulo 2007.

BAUDELAIRE, Charles. Paisagem Moderna: Baudelaire e Ruskin. Introdução, tradução e notas / Charles Baudelaire, John ruskin e Daniela Kern; tradução de Daniela Kern. – Porto Alegre: Sulina, 2010. 246p.

BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. 2 vol.

BAZIN, Germain. História da história da arte. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 317p.

BENDALA, Manuel. Saber ver a arte grega. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o arquiteto. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução de Ana M. Goldberger. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva,1993.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de seu reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, arte e política. Obras Escolhidas. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história? São Paulo: Brasiliense, 2013 (Coleção Primeiros Passos; 17).

BOLTSHAUSER, J. História da Arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UMG, 1963.

BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê, 2005.

BRITO, Ronaldo.  Neoconcretismo : vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. 2a. Ed.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Tradução de David Jardim. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Brasília: Ed.UnB, 1991.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução ao Barroco Mineiro: cultura barroca e manifestações do rococó em Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.

CAPDEVILA, Juan. A Arte Neoclássica. Coleção Saber Ver a Arte. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990 (Memória e Sociedade).

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

CHING, Frank. Dicionário Visual de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. São Paulo: 1988.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. 6ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CLARK, Kenneth. Paisagem na arte. Lisboa: Editora Ulisseia, 1961.

COMPAGNON, Antoine. Os Cinco Paradoxos da Modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 139p.

COUTO, Jorge. A construção do Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

CUNHA, José Celso da. A História das Construções, 4 volumes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CURTIS, William J.R. Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008. 736p.:il.;24,5 cm.

DE FILIPPO, Raphael. A arqueologia passo a passo. Ilustrações de Roland de Garrigue. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

DENVIR, B. O Impressionismo. Barcelona: Editorial Labor, 1976.

DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. Editado por Ian Chilvers; tradução Marcelo Brandão Cipolla; revisão técnica Jorge Lúcio de Campos. -3ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997. – (Coleção a)

DROSTE, Magdalena. A Bauhaus. 1919-1933. Reforma e Vanguarda. Bremen: Taschen, 2006. 96 p.

DUBY, Georges. O Tempo das Catedrais. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

DUBY, Georges. O ano mil. Lisboa: Edições 70, 1986.

 

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.

ECO, Umberto. História da Beleza.  Rio de Janeiro: Record, 2004.

ECO, Umberto. História da Feiúra.  Rio de Janeiro: Record, 2004.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1992.

FAURE, Elie. A arte antiga. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

FERREIRA, Glória; MELLO, Cecília Contrim de. (Org.) Escritos de artistas: anos 60/70. Tradução de Pedro Sussekind… et al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FRANCASTEL, Pierre. Arte e técnica. Tradução de Humberto D’Ávila e Adriano de Gusmão. Lisboa: Oficinas gráficas de livros do Brasil, 2000.

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: Ed. Senac, 2007.

FRYE, Northrop. A imagem educada. Tradução de Adriel Teixeira, Bruno Geraidine e Cristiano gomes. Campinas: Vide Editorial, 2017.

GAGE, J. A cor na arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

GAGE, John. Color and Culture. New York: Little, Brown & Company, 1993.

GILSON, Étienne. Introdução às artes do belo: O que é filosofar sobre a arte? Tradução Érico Nogueira. SãoPaulo: É Realizações, 2010.

GINSBURG, J. (Org.) O Classicismo. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GINSBURG, J. (Org.) O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GIORDANE, Mário Curtis. História de Roma: Antiguidade Clássica II. Petrópolis: Vozes, 2012.

GOETHE, J. W. von. Doutrina das Cores. Apresentação, tradução, seleção e notas de Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Viagem à Itália: 1776-1778. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 688 p.

GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. Tradução de Raul de Sá Barbosa; revisão da tradução de Mônica Stahel. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo: Ática, 1996.

GUIA MITOLOGIA ROMANA. 1 Ed. São Paulo: ON LINE, 2016. Il.

 

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea. Do cubismo à arte neoconcreta. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

HAUSER, Arnold. História Social da Arquitetura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. Tradução de Carlos Eduardo Lima Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Brasília: Ed. Da UNB, 1963.

HUINZINGA, Johan. O outono da Idade Média. São Paulo: Cosac & Naify, 2010, 656 p.

ITTEN, Johannes. The Art of Color: the subjective experience and objective rationale of color. London: Van Nostrand Reinhold,  1970.

ITTEN, Johannes. The Elements of Color. London: Van Nostrand Reinhold,  1970.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. São. Paulo: Martins Fontes, 2003.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001

KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins Fontes, 2001

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JANSON, H. W. História da Arte. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2º. Edição, 1996.

KOCH, Wilfred. Dicionário dos estilos arquitetônicos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

KOOLHAAS, Rem. Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo: CosacNaify, 2008.

KRAUSS, Rosalind. Os caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LANGER, Susanne K. Sentimento e forma. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

LE CORBUSIER. O Urbanismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura.  São Paulo, Perspectiva, 2000.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984, volume II.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 2007.

LEGISLAÇÃO SOBRE MUSEUS. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 157 p. – (Série Legislação; n. 79)

LEMOS, Carlos A. C. O que é arquitetura. São Paulo: Brasiliense, 2014. – (Coleção Primeiros Passos; 290).

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A cor eloquente. Tradução de Maria Elizabeth Chaves de Mello e Maria Helena de Mello Rouanet. São Paulo: Siciliano, 1994.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.1: O Mito da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004. 176p.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.2: A teologia da imagem e o estatuto da pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.  96p.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.4: O Belo. São Paulo: Ed. 34, 2004. 160p.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.5: Da imitação à expressão. São Paulo: Ed. 34, 2004.  96p.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.7: O paralelo das artes. São Paulo: Ed. 34, 2004. 136p.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais. Vol.9: O Desenho e a Cor. São Paulo: Ed. 34, 2004. 152p.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins fontes, 1997.

MACAULAY, D. Construção de uma catedral. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MACAULAY, D. Construção de uma cidade romana. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MACAULAY, D. Construção de uma pirâmide. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte: Henri Matisse. Seleção de textos, notas e bibliografia: Dominique Fourcade. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. 400 pp.; 61 ils.

MERLEAU-PONTY, Maurice; LEFORT, Claude; TASSINARI, Alberto. O olho e o espírito; seguido de, A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 166 p.

MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: A ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OLIVEIRA, Myrian Andrade Ribeiro de. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1978.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

PANOFSKY, Erwin.  Arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média. Tradução de Wolf Hörnke. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PANOFSKY, Erwin.  Idea: a evolução do conceito de belo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PANOFSKY, Erwin.  Significado nas artes visuais. Tradução de Maria clara F. Kneese e J. Guinsburg.  São Paulo: Perspectiva, 2011.

PASTOREAU, Michel. Dicionário das Cores do Nosso Tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

PASTOUREAU, Michel. Preto: História de uma cor. Tradução de Lea P. Zylberlicht. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010. 256p.

PERNOUD, Régine. O Mito da Idade Média. Portugal: Publicações Europa-América LDA, s.d.

PEVSNER, Nikolaus. Academias de Arte: passado e presente. Tradução de Vera Maria Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PEVSNER, Nikolaus. Origens da arquitetura moderna e do design.  São Paulo, Martins Fontes, 2001.

PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PLATÃO. Diálogos III: A república. Tradução de Leonel Vallandro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1981.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Tradução de Rodolfo Lopes. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2011.

PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PRETTE, Maria Carla. Para entender a arte: história, linguagem, época, estilo. São Paulo: Editora Globo, 2008.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2010.

PROUS, André; BAETA, Alenice Motta; RUBBIOLI, Ezio. O patrimônio arqueológico da região de Matozinhos: conhecer para proteger. Belo Horizonte: Ed. autor, 2003.132 p.

PURVIS, Alston W. e MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. Cosac e Naif, 2009.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

READ, Herbert Edward. Escultura Moderna. Uma História concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol 1: Filosofia pagã antiga. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.2: Patrística e escolástica. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.3: Do Humanismo a Decartes. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.4: De Spinoza a Kant. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.5: Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.6: De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol.7: De Freud à atualidade. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

RIBEIRO, Marília Andrés. Neovanguardas: Belo Horizonte anos 60. Belo Horizonte: C/ARTE, 1997.

RIBEIRO, Marília Andrés; SILVA, Fernando Pedro da. (Org.). Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: Fundação João Pinheiro/Coleção Centenário, 1997.

ROBERTS, J. M. Breve História do mundo. Tradução de Maria José de la Fuente. Lisboa: Editorial Presença, 1996.

ROLNIK, Raquel. O que é Cidade? São Paulo: Círculo do livro, sem data. (Coleção Primeiros Passos).

ROMA: A VIDA E OS IMPERADORES. Catálogo de exposição. Cagliari: Fabula, 2011.

ROMA Guia Visual. Publifolha, 2012.

SALGUEIRO, Heliana Angotti (Org.). Paisagem e arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. São Paulo: H. Angotti Salgueiro, 2000.

SANTA CECÌLIA, Bruno Luiz Coutinho. Éolo Maia: Complexidade e Contradição na Arquitetura Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 207 p.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2005. – – (Coleção Primeiros Passos); 165

SCHAMA, Simon. O poder da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 645 p.

SCHMITT, Jean-claude e LE GOFF, Jacques. Dicionário Temático do Ocidente Medieval – 2v. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002.

SCHURIAN, Walter. Arte Fantástica. Colônia: Taschen, 2005.

SCHWAB, Gustav. As mais belas histórias da Antiguidade Clássica. Tradução de Luis Krausz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. Obra em 3. V. 1. Mitologia Grega 2.Mitologia Romana I Título

SCHWARCZ, Lilian Moritz. O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCRUTON, Roger. Beleza. São Paulo: Ed. Realizações, 2013.

SCRUTON, Roger. Estética da arquitectura. Lisboa: Edições 70, 1979.

SERTILLANGES, A.-D. A vida intelectual: seus espíritos, suas condições, seus métodos. Tradução de Lilia Ledon da Silva. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2010.

STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. 306p. 

SUETONIO. A vida dos Doze Césares. Apresentação Carlos Heitor Cony. Tradução de Sady-Garibaldi. São Paulo: Ediouro, 2002.

SUMMERSON, Sir John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2009.

TEIXEIRA, Carlos M. Em obras: história do vazio em Belo Horizonte. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.

TIMELIFE BOOKS. História em revista. Rio de Janeiro: Editora Cidade Cultural ltda.,1989.

VAN GOGH, Vincent.  Cartas a Theo. Tradução de Pierre Ruprecht. Porto Alegre: L&PM, 1991. 298 p.

VASCONCELOS, Silvio. A arquitetura colonial mineira. Belo Horizonte: UFMG,1979.

VASCONCELOS, Silvio. A arquitetura no Brasil: sistemas construtivos. Belo Horizonte: UFMG,1979.

VENTURI, Robert. Aprendendo com Las Vegas: o simbolismo (esquecido) da forma arquitetônica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

VIOLLET-LE-DUC, Eugene Emmanuel. Restauração. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. (Artes e Ofícios).

VIRGÍLIO. Eneida. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.

VITRUVIUS POLLIO. Tratado de arquitetura. Tradução, introdução e notas M. Justino Maciel. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALTHER, Ingo F. (dir.); FEIST, Peter H.; BISMARCK, Beatrice von; BLÜHM, Andreas; MUNK, Jens Peter, SAGNER-DÜCHTING, Karin. O Impressionismo. Colônia: Taschen, 2006.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade na história e na literatura. Trad. por Paulo Henrique de Britto. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores. Lisboa: Edições 70. s/d

WOLF, Norbert. A Pintura da Era Romântica. Lisboa: Taschen, 1999.

WOLF, Tom. A Palavra Pintada. Porto Alegre: L&PM, 1987. 120p.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. 3. ed. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983.

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Tradução de Maria Isabel Gaspar, Gaëtan Martins de Oliveira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.


Comentários